27 de setembro de 2018

Rede em Números

Conforme seu histórico, a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba ou simplesmente REDE, existe desde 1957, sendo que inicialmente ligada a Fundação Antonio Prudente de São Paulo ( Hospital AC Camargo ) e independente a partir de ( ver histórico no site ) sempre atuando no apoio aos portadores de câncer, seja fornecendo complementarmente medicamentos, suplementos alimentares e vitamínicos, elementos de higiene pessoal, além de assistência social e psicológica aos pacientes e seus familiares mais diretos.

Podemos dizer que nos últimos 3 anos, a procura pelo atendimento vem evoluindo progressivamente tendo atingido neste ano uma média de 140 pacientes / mês.

A grande maioria, cerca de 70% dos pacientes que a REDE atende são mulheres, principalmente portadoras de câncer de mama , com a doença em diferentes estágios . Este tipo de câncer, na maioria dos casos, requer um tratamento por um período mínimo de 5 anos com medicamentos tais como Tamoxifeno, Letrosol, Anastrozol, que em grandes quantidades, implicam em custos expressivos para a REDE.

O restante dos pacientes são homens e a grande maioria portadores de câncer de próstata. Medicamentos tais como Neodecapeptyl, Bicalutamida e Zoladex , de alto custo, também são fornecidos, em condições especiais pela REDE.

Importante mencionar, que se tratam não só dos medicamentos que combatem diretamente as doenças, mas também daqueles que tentam amenizar os efeitos colaterais desses medicamentos, na reparação dos efeitos causados, suplementos alimentares e elementos de higiene pessoal buscando dar mais dignidade aos pacientes.

Custos expressivos são também representados por suplementos alimentares.

Perguntar-se- a, qual a razão da existência da REDE se a população dispõe do SUS (Sistema Único de Saúde ) que fornece uma série de medicamentos ligados a tratamentos de longa duração e gratuitamente em seus postos ?

_ A resposta deve ser dada por quem contraiu doença e precisou ficar na dependência do SUS. Dificuldades de acesso, faltas constantes ou fornecimentos irregulares de medicamentos ocorrem e prejudicam os tratamentos. Outra razão é que a REDE trata nossa população simples e humilde com decência e de forma inclusiva, sendo por essa razão um diferencial, um facilitador.

Agora vem a informação mais importante. Praticamente todos esses recursos, advém de eventos nos quais a REDE participa ou promove sistematicamente ao longo do ano, graças a colaboração e fundamental participação de uma equipe supermotivada de voluntários e doações de cidadãos Itatibenses.

error

Gostou do conteúdo? Ajude-nos a divulgar